Porquê falar

É claro que várias pessoas acham ativistas chatos. Talvez porque uma característica em comum seja não deixar passar os acontecimentos. Militar por uma causa consiste, em grande parte, em dar um passo adiante e dizer “não, não está tudo bem”. Não contemporizar, não relevar.

Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista.
Como não sou comunista, não me incomodei.
No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico.
Como não sou católico, não me incomodei.
No quarto dia, vieram e me levaram;
já não havia mais ninguém para reclamar…

Martin Niemöller – 1933

E há vários motivos para isso. Cada vez que calamos, contribuímos para que o ofensor se sinta mais a vontade, que tenha a certeza de que pode agir com violência, com opressão, e que nada acontecerá.

Ele se empodera. Repete e amplia suas ações.

Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor.
Desmond Tutu

Quando um número suficiente de pessoas se levanta pelos seus direitos e afirmam que não irão ceder, a mudança começa. A mudança que precisamos na nossa sociedade.

O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética… O que me preocupa é o silêncio dos bons.
Martin Luther King

Por isso ando monotemático, falando de Direitos Humanos, seja pela Anistia Internacional, seja pela Liga Humanista, seja condenando veementemente o caso bolsonaro. Se não seguirmos pressionando o Congresso, nada vai acontecer com ele. De novo.

E essa impunidade tem arregimentado mais gente. Muita gente. A grande maioria sequer sabe o que Direita e Esquerda, ou Direitos Humanos, ou Devido Processo Legal. Mas isso pouco importa a eles (sobre o episódio, recomendo a leitura do post de Wilson Gomes, aqui).

Não estamos mais nos anos 1960, não temos mais uma Guerra Fria em andamento. Mas assim é a história: ela anda para a frente. E nesses anos, à frente e à direita: Rússia, CIA torturando institucionalmente, UKIP e suas leis anti-imigração… os exemplos são muitos e horríveis.

Será que teremos um novo ovo da serpente?

A ver…

Deixe um comentário